A OAB Subseção de Cornélio Procópio foi criada no dia 11 de março de 1976. A criação consta na ata da 3ª Sessão do Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Estado do Paraná.

Consta no documento que o Conselho reuniu-se sob a Presidência do Conselheiro Francisco Brito de Lacerda e secretariado pelo conselheiro Oldemar Teixeira Solares, 1º Secretário.

“O conselheiro Joaquim Munhoz de Melo relatou os autos referentes à criação das subseções de Cornélio Procópio e Jacarezinho, tendo opinado pela criação de ambas as subseções, o que foi aprovado pelo Conselho por  unanimidade de votos, sendo que a competência para instalação das duas subseções ficou a cargo da Diretoria Executiva daquela Seção.”

A instalação da Subseção aconteceu em 25 de setembro de 1976. O presidente da Diretoria Provisória foi o advogado João Teodoro.